Fomentando a pós-graduação em contabilidade no Brasil
• Adaptado do livro Contando História: o Departamento de Contabilidade e Atuária–FEA/USP entre números e palavras. / Organização: Suzana Lopes Salgado Ribeiro -- 1. ed. -- São Paulo: D’Escrever Editora, 2009.

O EAC se mantinha isolado na vivência da pós-graduação em Contabilidade no Brasil. Isto era ao mesmo tempo motivo de orgulho e preocupação para os professores. Com isso, iniciou-se um contato com outras instituições, com o objetivo de incentivar a criação de outros programas. Os professores Antonio Peres Rodrigues Filho e Eliseu Martins colocaram o pé na estrada à procura de universidades que, tendo doutores no formato antigo, poderiam iniciar mestrados em Contabilidade.

"O professor Peres tinha uma visão de fortalecer a Contabilidade no país. Nós fomos para Belo Horizonte [...] para Porto Alegre e não conseguimos nada. No Rio de Janeiro, até conseguimos, mas tivemos alguns problemas de entendimento. O Rio de Janeiro teve o segundo mestrado em Contabilidade do Brasil. E na PUC o terceiro mestrado, sendo o segundo em São Paulo, depois da USP. O processo de criação desse mestrado nasceu de um espírito de correr atrás e, também, da ideia de criar concorrência! (Eliseu Martins)"

No Rio de Janeiro, o contato foi estabelecido com o Instituto Superior de Estudos Contábeis (ISEC) da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Com isso, implementou-se o mestrado que posteriormente foi transferido para a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Paralelamente, a PUC-SP, por meio do professor Clovis Ioshike Beppu, ex-mestrando do EAC (1977/84), organizou seu programa de pós-graduação na área de Contabilidade. Reinaldo Guerreiro vivenciou esses tempos como aluno e contou:

"Quando entrei no mestrado, o curso de pós-graduação estava sendo estruturado. Não era tão novo, já existia, mas era um curso em processo de formação. Embora o mestrado ainda fosse o único no Brasil. Era o único doutorado também[...]"

Os cursos de pós-graduação ainda não eram tão comuns, haviam poucos titulados na área, a maioria no sistema antigo. O contato com instituições internacionais foi feito. Mas o Departamento também percorreu outro caminho, o de ampliar a atuação de outras instituições. E isso deu resultados, como explicou o professor Ariovaldo dos Santos.

"O Departamento também fez um esforço para sair de São Paulo e levar a Contabilidade para outros estados. Foi um convênio. Um empenho muito grande de formação. Agora existe um grupo de mestrados e doutorados e felizmente isso começa a se expandir, mas durante muito tempo tinha o mestrado da USP durante o dia, o mestrado da PUC, que funcionava a noite, e o mestrado no Rio de Janeiro, da UFRJ."

Vale ainda destacar a contribuição do programa e, particular, do Prof. Fabio Frezatti, para a criação e consolidação da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis – ANPCONT. De acordo com o site da entidade:

"Os primeiros movimentos formais em direção à criação da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis – ANPCONT ocorreram em julho de 2005 durante a realização do V Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Na ocasião, os coordenadores dos Programas de Pós Graduação em Ciências Contábeis então presentes se reuniram sob a liderança do Prof. Dr. Fabio Frezatti para discutir acerca da criação de uma associação que pudesse congregar e representar os Programas nas mais diversas instâncias. Em novembro de 2005, durante a realização do XII Congresso Brasileiro de Custos e IX Congresso Internacional de Custos, em Itapema – SC, os coordenadores dos Programas voltaram a se reunir para discutir uma primeira versão do Estatuto da associação. Esta foi repassada aos coordenadores para que pudessem revisar e apresentar sugestões. Em 30 de janeiro de 2006, nas dependências da Fucape Business School, em Vitória – ES, reuniram-se em Assembleia Geral Extraordinária os coordenadores dos 14 Programas existentes à época para aprovar o Estatuto e assim constituir formalmente a Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis – ANPCONT, tendo sido eleitos os seguintes diretores: Diretor Presidente, Prof. Dr. Fabio Frezatti; Diretor Científico, Profa. Dra. Ilse Maria Beuren e Diretor Administrativo-Financeiro, Prof. Dr. Jorge Katsumi Niyama."