O efeito multiplicador do PPGCC

Como profissionais da contabilidade e áreas afins, produzir e analisar números é parte essencial do nosso metiê – e números não faltam na cinquentenária trajetória do PPGCC.

Até aqui, formamos 592 mestres e mestras e 351 doutores e doutoras.

Nossos egressos e egressas atuam ou atuaram em posições acadêmicas e profissionais de destaque em todo o Brasil e no exterior, ajudando decisivamente a construir, disseminar e aplicar o conhecimento contábil nos últimos 50 anos.

Se enfocarmos o desenvolvimento acadêmico da área contábil, o efeito multiplicador do PPGCC é evidente – e impressionante.

Com base nas informações registradas nos currículos Lattes, descobrimos que, desde os anos 70, o conjunto de discentes, egressos e egressas do PPGCC publicou quase 7.200 artigos em periódicos científicos, 834 livros, 1.056 capítulos de livros e mais de 10.000 trabalhos em anais de congressos. Estes números já excluem registros duplicados. Também vale destacar a organização de mais de 1.600 eventos e os quase 2.800 prêmios e títulos outorgados. Dentre os nossos egressos, 17 recebiam bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq em 2020.

Você pode conferir essas e outras informações: Saiba mais.

A formação de mestres e doutores é a missão essencial de qualquer programa de pós-graduação. Uma forma de atestar o cumprimento desta missão é contabilizar o número de diplomas emitidos pelo programa. Igualmente importante, entretanto, é analisar seu efeito multiplicador – no caso, o papel do programa na “genealogia acadêmica” em sua área de atuação. Para tanto, aPlataforma Acáciadisponibiliza precioso banco de dados sobre as relações formais de orientação no contexto dos programas de pós-graduação brasileiros, com base em mais de 6,3 milhões de currículos Lattes.

Os indicadores de genealogia acadêmica produzidos pela Plataforma Acácia atestam o excepcional efeito multiplicador do PPGCC e seu papel de liderança no desenvolvimento da atividade acadêmica na área contábil. Segundo esses indicadores, diversos docentes e egressos do PPGCC figuram em posição de grande destaque.

Para se ter uma ideia, na área de Administração, a qual engloba Ciências Contábeis, o professor Armando Catelli ocupa a primeira posição geral no indicador Índice Genealógico (maior número g de descendentes com no mínimo g descendentes cada). Especificamente, o professor Catelli formou 20 mestres ou doutores, cada um dos quais, ao longo de suas carreiras acadêmicas, formaram pelo menos outros 20 mestres ou doutores.

No indicador Descendência os professores Sérgio de Iudícibus e Armando Catelli ocupam as duas primeiras posições na área de Administração. O professor Iudícibus registra nada menos do que 3.807 descendentes acadêmicos, diretos e indiretos, enquanto o professor Catelli registra 2.210 descentes.

Confira essas e outras informações: Saiba mais.