O doutoramento e a consolidação do PPGCC

• Adaptado do livro Contando História: o Departamento de Contabilidade e Atuária–FEA/USP entre números e palavras. / Organização: Suzana Lopes Salgado Ribeiro -- 1. ed. -- São Paulo: D’Escrever Editora, 2009.

Passo a passo foi se consolidando uma área de estudo na Contabilidade. É nesse processo que, em 1978, o mestrado foi credenciado pelo Conselho Federal de Educação do Ministério da Educação. O mestrado em Contabilidade da FEA/USP se consolidou. Com isso, era preciso seguir em frente. Depois de formar muitos mestres, era desejo dos professores montar o curso de doutorado e ampliar o programa de pós-graduação do Departamento. Assim, o chefe de Departamento, professor Sérgio de Iudícibus, e o Coordenador da Pós, professor Eliseu Martins, elaboram a proposta de criação do curso de doutoramento, que foi autorizada pela universidade em 30/12/1977. Eliseu Martins narrou o processo de mudança ocorrido no Departamento para a formação dos alunos no nível de pós-graduação:
"A pós começou como mestrado em Contabilidade. O professor Sérgio foi fazer um treinamento no exterior e assumiu a coordenação do curso. Quando me formei, passei a ser o coordenador. Depois de alguns anos de experiência e de uma boa produção do mestrado, a gente começou o curso de doutoramento, isso em 1978. Durante mais de vinte anos, o mestrado foi muito procurado. Porque foi formando as pessoas e aqui no Brasil não tinha nenhum outro curso. [...] Até 2008 éramos o único curso de doutorado no Brasil. E à medida que começamos a produzir doutores, eles foram se espalhando e começaram a se formar os cursos de mestrados fora daqui."

Os dez primeiros alunos a se titularem doutores pelo Programa de Pós-Graduação do EAC foram: Antonio de Loureiro Gil (1985), Natan Szuster (1985), Wlademiro Standersky (1985), José da Silva Pimentel (1986), Massanori Monobe (1987), José Carlos Marion (1987), Cecília Akemi Kobata Chinen (1987), Masayuki Nakagawa (1987), Magnus Amaral da Costa (1987) e Sérgio Rodrigues Bio (1988). O curso recebeu novo nome de “Programa de Pós-Graduação em Contabilidade e Controladoria” quando o professor Stephen Charles Kanitz assumiu sua coordenação. Em 1989, foi rebatizado como “em Controladoria e Contabilidade”. No ano seguinte, 1990, o professor Sérgio de Iudícibus voltou à chefia do Departamento, depois de ter sido diretor da FEA no período de 1978 a 1982 e candidato a reitor, como contou:

"Tentei ser reitor também, isso é uma coisa importante na minha história. Em 1982, fui segundo colocado na lista do Conselho Universitário. O primeiro foi o então vice-reitor. Que era da área de biomédicas. Professor Brito!"

[...] sob a coordenação de pós do professor Masayuki Nakagawa, foi feito o credenciamento do Doutorado no Conselho Federal de Educação. Isto porque o programa já tinha titulado 80 mestres e 23 doutores. A aprovação foi alcançada pela apresentação de resultados concretos, e não apenas por projeto.